segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Nú e crú (2)

Uma vez pensei em pedir a alguém que filmasse um dia da rotina da minha ocupação profissional actual. Muitas oportunidades eu deixei passar em ocupações anteriores e, agora, não tem volta...
Esta oportunidade surgiu agora quando da visita a Campinas de um dos meus filhos residente em Portugal. Juntou-se o meu desejo de ter uma recordação e testemunho, ao facto desse meu filho ter o mesmo gosto do pai: registar em imagens tudo o que vislumbre e ache ser digno de registo. Uma maneira, também, de mostrar aos que da nossa família lá vivem e desconhecem certos detalhes interessantes que vão além da ideia básica.
Pela limitação de recursos, uma vez que usou a filmadora do telefone celular (telemóvel), o filme ficou muito bom. Reconheço que contribuíu para o sucesso, a sua capacidade e gosto pela arte. Tudo ficou a preceito e os meus leitores podem certificar-se disso vendo o vídeo abaixo nesta página. Esse é o trabalho do meu Fellini...
O que escrevi até aqui é um alinhavo e não pròpriamente a costura da matéria de hoje, pois esta alavanca-se noutro fulcro.
Dos meus amigos virtuais, cibernéticos, pouquíssimos sabem da minha actividade profissional e até mesmo muitos pensarão que eu sou um ancião aposentado de bem com a vida; um doutor ou mais sei lá o quê numa dessas escalas burras de valores. Culpa minha que, sem motivo, não me abro tanto e culpa dos que nada me perguntaram, pois eu sou na realidade um livro aberto. Na verdade, nestes contactos na internet a limitação é a troca de simples e-mails com pps e vídeos ou curtas mensagens pessoais sem muitos agregados. E para quem tem mais de 200 desses amigos já nem tudo isso se observa em relação a todos. Li algures não sei onde, que a nossa memória não retém mais que 150...
Quando recebi já editado o vídeo, postado também no Youtube (decisão do filho...), encaminhei-o a umas dez pessoas mais chegadas a mim. Porém, mais tarde resolvi enviá-lo a todos e assim o fiz com esta mensagem introdutória:
"Aqueles para quem eu já enviei por outros meios, desprezem este e-mail.
Aqui estou enviando para a maioria dos meus amigos e amigas o link de um vídeo do Youtube. Esse é o meu passatempo diário. É uma forma de me dar a conhecer melhor quando compartilho estes detalhes com vocês. Aqui, como sempre, não existem segredos.
Beijos para elas e abraços para eles."
Recebi muitos e-mails por causa desse vídeo. Uns com rasgados elogios, outros com uma pitada de gozação e outros ainda com demonstração de surpresa e incredulidade. Um destes últimos dizia entre outras coisas:
"...Fiquei muito admirada......não sabia que era feirante. Não leve a mal por o que vou dizer......aqui em Portugal, feirante é analfabeto ou semi-analfabeto".
Conheço bem Portugal, como não poderia deixar e ser. Conheço muitos que por lá fôram feirantes e que, ao contrário de mim, já se reformaram. Todos enriqueceram. Eu ainda não!... Certos tipos são englobados num todo. É o caso dos tendeiros. Estes parecem-se muito com o feirante daqui quando se trata do meu ramo de negócio. Mas é muito diferente na essência e chegam a ser rebaixados em relação aos ciganos. Reconheço que contribuem para essa discriminação.
O feirante aqui no Brasil jamais pode significar algo abaixo na escala de ocupações. Não só eu, mas muitos também têm curso superior e optaram por esta actividade que acaba por ser muito mais rentável que a profissão a que se refere o seu curso de 4 ou 5 anos perdidos... De que adianta eu ser gerente num setor de grande multinacional (como fui, entre outros cargos), ter que andar de terno e gravata, engolir sapos às vezes e ganhar infinitamente menos que o que ganho aqui, voltando mais cêdo para casa, andando de bermudas e senhor do meu nariz!? Só não tenho férias, mas isso faz parte...







1 comentário:

dor@ disse...

Falou e disse, Alentejano.
Adorei esta resposta, quem sabe abra um pouco a cabeça dessa gente de fachada envernizada...cheia de conceitos sem fundamentos.
Estás certíssimo em escolher como queres ganhar o teu pão de cada dia.Escolhestes muito bem. E o bom de tudo isto é que ainde te sobra tempo para te manter informado, atualizado, e manter contacto com os amigos.Sem precisares engolir sapo de quem quer que seja.
És senhor da tua vontade.
Isto não tem $$$ que pague.
Quanto à ferias...afinal,pra quê?
Quando fazemos o que queremos, vivemos eternas férias.

Agora....aqui pra nós...Hulk é "fichinha" para ti, hein?
Eita fortaleza!!
Alentejano porreta!
Beijoka.