quinta-feira, maio 24, 2007

DIA DA INFANTARIA

Hoje, 24 de Maio, comemora-se o Dia da Infantaria.
Numa crónica anterior escrevi que algumas vezes aqui reverendaria algumas datas importantes e esta é mais uma. Não vão ser muitas, naturalmente, pois que, apesar de que todas possam ser importantes, para mim algumas serão especiais e só a essas me referirei. Também é notório eu estar a abordar temas militares em sequência, mas isso não quer dizer que eu seja um admirador da vida militar, pois nem me interessei em segui-la quando nela estive integrado compulsóriamente. A abordagem hoje recai no motivo de ter o meu filho mais novo "recebendo a boina" numa cerimónia efectuada no 28º Batalhão de Infantaria, em Campinas, Brasil, e à qual estive presente mercê de convite feito aos familiares dos infantes. É, também, uma homenagem que lhe presto.
Para mim tem sido interessante o acompanhamento que faço destes 4 meses de permanência do meu filho na vida militar. Faço uma comparação como era no meu tempo em Portugal, salvaguardando certas circunstâncias como a situação de guerra de antanho e chego à conclusão que tudo é muito diferente. No Brasil o mancêbo é alocado num quartel perto da sua residência e em Portugal ía para os lugares mais díspares e muitas vezes distantes. No Brasil existe um relacionamento do Comando com a família dos recrutas, pois que os acompanham algumas vezes até suas residências para conhecer e trocar impressões com a família.
Hoje realizou-se a festa para entrega da boina, algo parecido com o juramento de bandeira em Portugal. Centenas de familiares estavam presentes assistindo a todas as formalidades do evento e confraternizando depois todos, os familiares e os soldados, numa grande churrascada acalentada com o som de um conjunto musical.
Parabéns a todos; aos novos infantes prontos e ao Exército Brasileiro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns ao soldado Gustavo.
Faço votos de que seja o inicio de um percurso construtivo e enriquecedor na sua vida.
Abraços a todos e um especial para ele