domingo, setembro 16, 2007

DALAI LAMA

O Estado português ficou com uma péssima imagem com a negativa de receber o líder espiritual tibetano --- Dalai Lama. E a do Governo manchada ficou, também, e mais quando actualmente preside a União Europeia.
Foi cínica a resposta do Presidente Cavaco Silva quando confrontado por jornalistas, ao dizer que não chegara até si qualquer pedido oficial para recebê-lo. Aliás, é um comportamento típico seu em muitas situações de "saia justa"...
Como neste espaço abordo também assuntos respeitantes a Timor Leste, é importante e oportuno incluir os governantes deste país no mesmo balaio, pois que os meus comentários abordam o mesmo comportamento e os mesmos motivos.
Aqui refiro a resposta do Dalai Lama aos mesmos jornalistas, quando inquirido sobre o facto de nunca ter visitado o país maubere. Disse conhecer Ramos Horta e Ximenes Belo, ambos Nobel como ele, mas que jamais recebera convite nesse sentido. É natural eu pensar que, numa visita sem convite oficial, nos moldes da que fez a Portugal, a postura das autoridades seria a mesma...
Tenzin Gyatso adptou a cidade indiana de Dharmsala como séde do governo tibetano no exílio e dalí programa as visitas que faz a inúmeros países numa dedicação à causa da libertação do Tibete, através da não violência. Isso lembra-me a longa caminhada de Ramos Horta, actual Presidente de Timor Leste, e na mesma época Durão Barroso, então Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, no mesmo sentido e com idênticos objectivos que o Dalai Lama.
O Governo da China jamais respeitou acordos e a política adoptada é a da supressão total das raizes culturais no Tibete e a troca dos naturais por chineses.
Existe uma estratégia de pressão diplomática por parte do Governo da República Popular da China sobre os demais que recebam oficialmente o líder espiritual tibetano. Por isso e por causas outras não tão nobres como a dos direitos humanos e a de liberdade de um povo, esses senhores botam o rabo entre as pernas, como um cão obediente. A Alemanha foi a etapa seguinte da caminhada do líder espiritual e lá ele foi recebido oficialmente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Respeitosamente convidamos em nome do XIV Dalai Lama Tenzin Gyatso, por meio dos seus representantes do International Maitreya Project para a "EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DOS OBJETOS VENERÁVEIS DO BUDA", na cidade de Campinas. A atividade antropológica-cultural conta com o apoio dos Salesianos Bispo Dom Bruno e Padre Reinaldo e do Diretor Cultural do Município de Campinas, Senhor Marco Rocha. O evento acontecerá no Centro Cultural da Faculdade de Direito da Unisal - Campus Liceu Salesiano, nas seguintes datas:


Março 12, 13 & 14 de 2008


Exposição com explicações
Quarta à sexta - de 12 à 14 - das 11h00 às 20h00 -


Veja exemplo de imagens da exposição durante turnê internacional de 2006, acessando o link abaixo.

www.maitreyaproject.org

Faculdade de Direito Unisal - Campus Liceu Salesiano


Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 - Jd. Nossa Senhora Auxiliadora
Campinas,SP - 13075-270,Brazil
Tel: (019) 3744-6800

Contato:

Dione - coordenadora do Centro Cultural da Faculdade de Direito da Unisal - campus Liceu Salesiano
Telefone: (019) 3744-6800


Plínio Tsai - Executivo do International Maitreya Project para Campinas

Email: pliniotsai@gmail.com
Telefone: 11 8160 0232 ou
Telefone: 019 2121 1803
Detalhes no anexo.


Ajudem a divulgar!

Apoio de divulgação: EPTV, CBN Campinas, Radio Educativa e Correio Popular.


Atenciosamente,
Maitreya Project Executive Board