domingo, setembro 23, 2007

AVE MARIA DO PEÃO

Ao reponte do sol que descamba o dia se aprochega do arremate pelos campos e nos matos da querência no revoar da bicharada voltando aos ninhos é hora de recolhimento
No rancho que há no interior de mim mesmo eu, gaúcho de fé me arrincono e medito
Despindo o poncho da vaidade e do orgulho tiro o chapéu, apago o pito e me achego pra uma prosa com o patrão maior
Na sua presença meu sangue quente de farrapo se faz manso caudal. Entrego-lhe minha alma afoita de alcançar lonjuras e abrir cancha em busca do destino Renuncio à minha xucra rebeldia e me faço doce de volta e macio de tranco para dizer-lhe
Gracias patrão por tudo que me deste por esta querência Senhor que meus ancestrais regaram com seu sangue e que aprendi a amar desde piá
Pelos meus parceiros desta ronda da vida sempre de prontidão para me amadrinharem na campereada mais custosa ou para matearem comigo na hora do sossego
Reparte com eles, patrão esta fé que me deste e este orgulho pela minha querência
Ajuda patrão a manter acessa esta chama concede sempre ao gaúcho a força no braço e o tino pra saber o que é correto
Dá-nos consciência para preservar a nossa cultura livre da invasão dos modismos conserva a essência e a beleza da nossa tradição
E agora, com licença patrão que vou aproveitar a olada para um dedo de prosa com Nossa Senhora
Ave Maria primeira prenda do céu contigo está o Senhor, na estância maior tu és bendita entre todas as prendas e bendito é o piá que trouxeste ao mundo, Jesus
Maria, mãe de Deus E mãe de todos nós roga pela querência e pelos gaudérios que aqui moram nesta hora e no instante da última cavalgada Amém!
Poesia de Odilon Ramos

Minha homenagem à Semana Farroupilha

1 comentário:

Anónimo disse...

Belíssima oração em forma de poesia regional. Gosto muito deste estilo. Às vezes escrevo e publico poesias assim em meu blog.

Abraço e ótima quarta.