quinta-feira, junho 28, 2007

ÀS ARMAS!!!

Depois que renovou parte das suas esquadrilhas com a compra de aviões "Sucoy", a Venezuela está providenciando a aquisição de 5 submarinos para equipar a sua Armada.
Quanto a mim, nada de mais. Entendo isso como uma questão de ordem interna e, até certo ponto, estou de pleno acordo com o facto daquele país se preocupar com a defesa do seu território e da renovação de material que se torna obsoleto com o passar do tempo. Há coisas mais importantes para serem resolvidas? Há, sim, tão importantes quanto. Mas esse não é pròpriamente o assunto que quero abordar.
Desperta-me mais a curiosidade o alarido que isso está causando nas redondezas... Até se fala numa possível corrida armamentista, que um país vai ficar mais potente que o outro, etc., etc..
Vejo a questão por outro prisma. Acho, até, que o fortalecimento da Venezuela pode trazer benefícios para o Brasil. Como? Simples! O Brasil, apesar da sua maior extensão territorial, encontra-se hoje em patamar mais baixo que alguns dos seus vizinhos no que se refere a capacidade bélica. Tem muitas dificuldades em controlar as suas fronteiras na Amazónia e por ali tudo entre e sai tranquilamente. Um vizinho bem equipado só poderia ajudar nesse controle e jamais ser um potencial e preocupante inimigo.
Porém, o Brasil também terá que se preocupar com o equipamento e modernização das suas Forças Armadas e com urgência. Há a necessidade de uma revisão do orçamento a isso destinado e algo terá que ser feito para que se inicie discussão na esfera do Congresso Nacional.

Sem comentários: