------ Você captura porcos selvagens encontrando um lugar adequado na floresta e colocando algum milho no chão.
Os porcos vêm todos os dias comer o milho. Quando eles se acostumam a vir todos os dias, você coloca uma cerca mas só em um lado.
Quando eles se acostumam com a cerca, voltam a comer o milho e você coloca um outro lado da cerca. Mais uma vez eles se acostumam e voltam a comer. Você continua desse jeito até colocar os quatro lados da cerca em volta deles com uma porta no último lado.
Os porcos, que já se acostumaram ao milho fácil e às cercas, começam a vir sozinhos pela entrada. Você então fecha a porteira e captura o grupo todo. Assim, em segundos, os porcos perdem a sua liberdade. Eles ficam correndo e dando voltas dentro da cerca, mas já foram apanhados. Logo, voltam a comer o milho fácil e gratuito. Ficaram tão acostumados que esqueceram como procurar comida na floresta, e por isso aceitam a servidão. ------
MORAL DA HISTÓRIA
O milho gratuito na forma de programas de auxílio de renda, bolsas isso e aquilo, impostos diferenciados, estatutos de "proteção", cotas para estes e aqueles, subsídio para todo tipo de coisa, programas de "bem-estar social", medicina e medicamentos "gratuitos", novas leis, tudo ao custo da perda contínua das liberdades, migalha a migalha.
Atentemos a que "não existe esse negócio de almoço grátis" e que "não é possível alguém prestar um serviço mais barato do que seria se você mesmo o fizesse". Toda essa maravilhosa "ajuda" governamental é um problema que se opõe ao futuro da democracia.
Adaptação da história (Internet)
Sem comentários:
Enviar um comentário