quinta-feira, novembro 01, 2007

ESCÂNDALOS LEITEIROS

Há muitos, muitos anos eu não bebo leite. E parece-me que a partir de uma certa idade não se verificam mais os benefícios de quando somos criança, principalmente, ou jóvem. É sabido que muitas outras pessoas não são como eu e isso é natural. Assim, o leite é um alimento de altíssimo consumo para a maioria.
Exactamente devido ao alto consumo e até certa altura ser um bem de primeira necessidade para o corpo, saúde ou desenvolvimento, esse produto deveria ser objecto de rigorosa fiscalização sanitária. NÃO É!
Entre os escândalos que todos os dias o Brasil nos desvenda, agora veio mais este: grandes empresas do sector leiteiro estavam adicionando água oxigenada e soda cáustica, entre outros elementos, ao leite. E, segundo consta, a prática já vem de longe. Tudo saía das usinas com o "carimbo" de aprovação da fiscalização oficial...
No Brasil falsifica-se e adultera-se tudo; alimentos, medicamentos, combustíveis, etc., etc., etc.. e, ao fim e ao cabo, o que acontece? NADA! Impunidade geral. Eles, os grandes, envolvem-se em escândalos, um atrás do outro. Enriquecem cada vez mais e o escárnio é visível perante um povo incrédulo e impotente.
Derivado do leite, o queijo, também entrou nesse samba do crioulo louco... Pois uma outra empresa facturava milhões com uma simples operação: outras empresas, principalmente de distribuição, vendiam a esta, por preços baixíssimos, o produto estragado, com fungos ou fóra do prazo de validade para consumo. Era tudo reaproveitado, maquiado e colocado nòvamente à venda em embalagens com o mesmo carimbo da inspeção sanitária do Governo.
De queijo eu gosto e muito; aprecio todos os tipos. Todas as semanas compro algumas unidades de um produtor artesanal que vem do Estado de Minas Gerais. Não se sujeita a qualquer tipo de inspecção... Vende toda a produção! É de primeiríssima qualidade e muitos compradores, como eu, conhecem todo o processo de fabrico. O coitado frequentemente é alvo de fiscalização nas estradas por onde transíta, sujeitando-se a multas e apreensão da mercadoria. SÓ ELE...

Sem comentários: