sábado, março 29, 2008

TAPAS E TAPINHAS

"TAPA NA CARA"
Se ela me pedir...
o que vou fazer...
Meu deus me ajude em mulher não vou bater
Mas ela me pede todo dia toda hora quando a gente faz amor
Pedi o quê?
Se ela me pedir...
o que vou fazer...
Meu deus me ajude em mulher não vou bater
Mas ela me pede todo dia toda hora quando a gente faaaaaaazamooooor
Tá tá tapa na cara, tapa na cara
Tapa na cara, tapa na cara Tapa na cara mamãe, tapa na cara
Na cara mamãe
Se você quiser, ai eu vou te dar
Vem com Pagode Art, venha requebrar
Joga a mão pra cima e bate na palma da mão
Quero ver é balançaaaaaaaaaar
E dig dig ai ai ai ai ai ai
E dig dig ai ai ai ai ai ai
E dig dig ai ai ai ai ai ai
E dig dig ai ai ai ai ai ai
E vem vem vem vem vem eu vou te dar ma ma ma mãe
Eu vou te dar ma ma ma mãe
Eu vou te dar, te dar te dar
E vem vem vem vem vem eu vou te dar ma ma ma mãe
Eu vou te dar ma ma ma mãe
Eu vou te dar, te dar te dar
Tá tá tapa na cara, tapa na cara
Tapa na cara, tapa na cara
Tapa na cara mamãe, tapa na cara
Na cara mamãe
Com amor, com amor
Se você quiser, ai eu vou te dar
Vem com Pagode Art, venha requebrar
Joga a mão pra cima e bate na palma da mão Quero ver é balançaaaaaaaaaar
E dig dig ai ai ai ai ai ai
E dig dig ai ai ai ai ai ai
E dig dig ai ai ai ai ai ai
E dig dig ai ai ai ai ai ai
E vem vem vem vem vem eu vou te dar ma ma ma mãe
Eu vou te dar ma ma ma mãe
Eu vou te dar, te dar te dar E vem vem vem vem vem eu vou te dar ma ma ma mãe
Eu vou te dar ma ma ma mãe
Eu vou te dar, te dar te dar
Tá tá tapa na cara, tapa na cara
Tapa na cara, tapa na cara
Tapa na cara mamãe, tapa na cara
Na cara mamãe
"TAPINHA"
Vai Glamurosa
Cruze os braços no ombrinho
Lança ele prá frente
E desce bem devagarinho...
Dá uma quebradinha
E sobe devagar
Se te bota maluquinha
Um tapinha eu vou te dar
Porque:
Dói, um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Só um tapinha...(2x)
Vai Glamurosa
Cruze os braços no ombrinho
Lança ele prá frente
E desce bem devagarinho...
Dá uma quebradinha
E sobe devagar
Se te bota maluquinha
Um tapinha eu vou te dar
Porque:
Dói, um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Só um tapinha
Dói, um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Um tapinha não dói...
Em seu cabelo vou tocar
Sua bôca vou beijar
Tô visando tua bundinha
Maluquinho prá apertar...(2x)
Vai Glamurosa
Cruze os braços no ombrinho
Lança ele prá frente
E desce bem devagarinho...
Dá uma quebradinha
E sobe devagar
Se te bota maluquinha
Um tapinha eu vou te dar
Porque:Dói, um tapinha
Dói, Dói, Dói, Dói
Dói, um tapinha
Dói, Dói, Dói, Dói
Dói, Dói, Dói, Dói
Dói, Dói, Dói, Dói...
Dói, um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Só um tapinha
Dói, um tapinha não dói
Um tapinha não dói
Um tapinha não dói...
Vai Glamurosa
Cruze os braços no ombrinho...(3x)
Lança ele prá frente
E desce bem devagarinho...
Dá uma quebradinha
Dá uma quebradinha
Dá uma quebradinha
E sobe devagar
Se te bota maluquinha
Um tapinha eu vou te dar
Porque:
Só um tapinha!...
Convido todos os que lerem esta postagem a analisar as duas letras de "pagode" que compilei acima e formar uma opinião. Depois comparem as opiniões com as respectivas sentenças da Justiça Federal de Porto Alegre. As sentenças referem-se a uma ação movida pelo Ministério Público Federal a pedido da ONG "Temis" -- Assessoria Jurídica e Estudos de Género, de defesa às mulheres.
Só acrescentarei que a Constituição diz: "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. E mais: “É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”.
A realidade, porém, demonstra que a solução não é tão simples assim. É possível encontrar diversos exemplos de composições musicais que foram, de algum modo, censuradas (proibidas), inclusive com o aval do Poder Judiciário, mesmo depois da democratização do país, simbolizada com a Constituição Federal de 5 de outubro de 1988.
Sentenças:-

Tapa na cara: "Ora, a letra musical questionada apenas relata um encontro amoroso entre um homem e uma mulher, que implora ao parceiro para que lhe dê tapas durante o ato sexual. O compositor, por meio da obra musical, apenas relatou a existência de formas variadas de prazer. De forma alguma, a música discrimina ou incentiva a violência contra a mulher". "Na esfera privada, é vedada a quem quer que seja, Estado ou particular, a intromissão sem consentimento".

Tapinha: Esta canção descreve o incentivo, de uma figura supostamente masculina, a determinada dança a ser executada por uma mulher, denominada 'glamourosa' ". "Nessa música, de forma distinta da letra anteriormente analisada, inixiste o exercício de liberdade de escolha por parte da mulher, pois não há o consentimento da figura feminina". "O tapa, ao contrário do afirmado na canção, evidentemente causa dor física na vítima, além do abalo psíquico decorrente da humilhação que o gesto em si constitui".

Sem comentários: