quarta-feira, junho 04, 2008

ALHO E AZEITE

Visão perfeita, coração forte, artéria aorta retificada, área cardíaca, pulmonar e vias respiratórias normais, ácido úrico baixo, glicemia baixa, triglicérides baixo, colesterol baixo, THC da tireóide baixo. Impressionante? --- É uma realidade!
Não poderia deixar de abordar algo importantíssimo, salutar e gostoso como a tradicional "Açôrda Alentejana". Um prato simples que poderá ser um autêntico remédio para grandes males. Eis a receita:
1- Num almofariz (aquele mesmo que se usa para amassar o limão da caipirinha), esmague 5 dentes de alho, sal, um mólho de coentros e complete a massa com 4 colheres (sôpa) de azeite de oliveira extra virgem.
2- Coloque a massa num recipiente e sobre ela deite água fervente. Depois é só juntar pequenos pedaços de pão integral endurecido e servir. Porém, juntando o útil ao agradável, incremente-se esse prato juntando-lhe postas de bacalhau ou pescada (prèviamente cozidas) e escalfe-se dois ou três ovos. Dá para 4 pessoas.
Voltando ao capítulo dos benefícios o alho e do azeite, pròpriamente, poder-se-á usar esta parelha nos pratos do dia a dia. Por exemplo, usar 3 dentes de alho bem picadinhos e uma colher de azeite direto no prato do arroz com feijão...
O azeite virgem de oliveira é cicatrizante e anti-inflamatório. Baixa o colesterol e os triglicérides quando se evitam outras gorduras e o açúcar refinado. É notória a maciez e a beleza da pele algum tempo depois de ingerido diàriamente. Use, no mínimo, durante 90 dias para que se sinta ótimos resultados. Dosagem: 1 a 2 colheres das de sopa ao dia.
Quanto ao alho, atente-se à dosagem de 1 dente diário para cada 20 quilos de peso. Pode ser ingerido inteiro e crú como pílula. Impede trombose. Facilita a circulação em artérias e arteríolas, melhorando o funcionamento de todos os órgãos. É antibiótico contra vírus e bactérias. Limpa as vias respiratórias. Em três meses caem todas as verrugas e desaparecem as gripes e os resfriados.
A receita da açôrda que coloquei mais acima tem o mesmo princípio de outras variantes. Assim, pode-se esmagar o alho crú com azeite. Deixar repousar o macerado por pelo menos 2 horas antes de usar. Pode-se tomar com um caldo de carne, galinha ou de legumes bem quente derramado sobre a mistura e adicionar pão, novo ou velho de preferência o integral. Tomar morna.
É um alimento energético a ser tomado à noite por ser calmante. Proporciona um sono profundo e reparador, afora todas as propriedades citadas anteriormente. Indicado principalmente para crianças e idosos. O azeite atenua o cheiro e o gosto do alho e não deixa bafo halitoso no dia seguinte. Como melhora a circulação em geral, melhora todos os órgãos internos, o que é evidente em diabéticos, pois estabiliza em 30 dias os casos menos graves.
Sobre uma ampla visão do que "tem tudo a ver", convidei para conviver com a família do azeite e do alho, o pimentão... Este uma boa fonte de vitamina C, contendo ainda vitamina A e pequenas quantidades de Cálcio, Fósforo, Ferro e Sódio. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita fragilidade dos ossos e má formação dos dentes e age contra infecções. A vitamina A é importante para a vista, auxilia o crescimento e conserva a saúde da pele e das mucosas, evitando infecções. Os sais minerais contribuem para a formação de ossos e dentes, mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.
Esse legume é excitante da digestão e constitui-se num bom remédio contra hemorróidas. Por todas as suas características é bom para a pele, unhas e cabelos.
Na minha casa é frequente a sua presença na mesa em fórma de salada e poderia até dizer que é o "três em um"... Aqui vai a receita:
1- Asse no fôrno ou na churrasqueira alguns pimentões verdes, vermelhos e amarelos. Vá revirando até que estejam totalmente assados.
2- Numa bacia ou alguidar com água, tire-lhes a pele (película fina) e as sementes.
3- Corte-os em tiras e coloque-as numa travessa. Tempere-os com muito azeite, bastante alho cortado em pedacinhos, um pouco de vinagre e sal (qb.).
4- Poderá ser saboreada essa salada logo que pronta, mas é aconselhável deixá-la em repouso na geladeira durante pelo menos dois dias. O tempo de duração é longo.

Sem comentários: