sábado, julho 19, 2008

Valores democráticos

Acabei de receber notícias fresquinhas da minha terrinha e, a princípio, fiquei satisfeito. Não me inteirei a fundo sobre o assunto, mas pelo enunciado parece-me ter sido algo de positivo.
A polícia foi proibida de disparar quando em perseguição de suspeitos que se encontrem em automóveis, salvo se estiver em risco a vida dos policiais ou de terceiros, quanto a estes devido ao comportamento dos fugitivos.
Devido aos últimos acontecimentos no Brasil, em que têm morrido inocentes pelo despreparo (?) da polícia, sugiro que sejam estudadas estas novas medidas tomadas pelos portugueses.
A outra notícia refere-se aos despedimentos na função pública. Foi aprovado um novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP), que consagra, pela primeira vez, o despedimento de funcionários públicos.
Tanto no Brasil, como em Portugal, já fui sacaneado, humilhado, mal tratado e muitos "ados" mais. Acho óptima uma medida desse naipe e gostaria, também, que o mesmo fosse adotado no Brasil.
Aqui, os funcionários que mais greves promovem são os públicos e exactamente os que melhores salários auferem --- Previdência, Receita Federal e Correios. A população sofre muito com tudo isso e eles empre ficam impunes.
É chegada a hora de se rever esta e outras situações --- a justiça é outro caso --- e se ajustar tudo à verdadeira democracia dentro da qual todos são iguais.

Sem comentários: