quinta-feira, janeiro 17, 2008

DITADORES VENERADOS

Quando tomamos conhecimento, através da imprensa, dos preparativos para os funerais de Suarto, que ainda não morreu, ficamos revoltados, decepcionados, enfim. Este mundo é hipócrita.
Ditadores como Hitler, Stalin, Mussolini, Pot Pot, Pinochet, Franco, Salazar, Mao e muitos outros, deveriam ser lembrados simplesmente pelas atrocidades que cometeram e como um exemplo a jamais ser seguido.
Muitos tiveram cerimónias funebres majestosas e repousam em mausoléus monumentais, até mesmo com a conivência de governos seguintes que se intitulavam ou intitulam democráticos, quando, na verdade, estes deveriam providenciar ou sustentar julgamentos justos mesmo que póstumos. Suarto é um desses casos emblemáticos. Há muito deveria ter sido julgado, principalmente pela carnificina que promoveu em Timor, condenado e "jogado" numa prisão até apodrecer. Ter-se-ía feito justiça. Ao invés disso passa os seus últimos dias venerado como sempre. Até o sofrimento originádo pela doença é controlado, não tanto como um acto humanitário, mas pura e simplesmente para dar tempo a que todos os preparativos se consumam de modo a que haja grande pompa e circunstância nas cerimónias fúnebres que se avizinham.

Sem comentários: