quinta-feira, abril 30, 2009
quarta-feira, abril 29, 2009
terça-feira, abril 28, 2009
segunda-feira, abril 27, 2009
Bentonices
Mais uma vez o Papa Bento XVI pisou na bola; escorregou na maionese; deu mancada. Poderia acrescentar mais algumas expressões como “mijou fora do penico”, mas aí o nível cairia bastante e isso não se coadunaria numa referência a Sua Santidade...
Não leu ou simplesmente ignorou a mensagem do Patriarca de Lisboa, na qual este sugeria “realçar os valores da santidade, em detrimento de exaltações patrióticas” a quando, no dia seguinte (ontem), se realizaria a cerimônia de canonização de mais um santo português --- D. Nuno Álvares Pereira.
O maior feito de D. Nuno foi vencer a batalha de Aljubarrota comandando um pequeno exército de 6000 portugueses e aliados ingleses, contra 30 000 soldados das tropas castelhanas, entre 1383 e 1385, num período de grande instabilidade e que veio a consolidar a independência de Portugal.
Existe uma estória na história que conta ter ido D. João de Castela ao Convento do Carmo, em Lisboa, encontrar-se com D. Nuno. O castelhano ter-lhe-ía perguntado o que ele faria se Castela invadisse Portugal outra vez!? O irmão Nuno (aqui sem Dom...) teria levantado o seu hábito e mostrado, por baixo deste, a manguaça, dizendo que ela sempre poderia entrar em ação para servir Castela...
Considerando estes dois eventos como dois grandes feitos, subtilmente eles se enquadram no espírito da mensagem, acima referida, do Patriarca de Lisboa ao seu Chefe. Este não percebeu que aqui não há nada de santidade e, principalmente, que os espanhóis, eternamente vizinhos e agora muy amigos, não vão gostar nada da piada.
Mudando o rumo, mas no mesmo espaço, realço que Portugal tem agora oito santos, não considerando os outros cinco que também nasceram no jardim à beira mar plantado, antes da fundação da nacionalidade em 1143.
Só um deles é alentejano de nascimento – São João de Deus. D. Nuno foi conde de Arraiolos e Barcelos e, assim, a nossa capital dos tapetes chamou-o ao nosso ninho de alguma forma. A Rainha Santa Isabel nasceu do outro lado da fronteira (Aragão) e era a mulher do rei D. Dinis; os dois passaram grande parte do seu reinado em Estremoz e ela ali faleceu em 1336.
sábado, abril 25, 2009
Filatelia
Times e Bandas
sexta-feira, abril 24, 2009
Peludos e Pelados
Itaici corporativista
quarta-feira, abril 22, 2009
Porta escancarada
segunda-feira, abril 20, 2009
Comboios ou Trens
Pensamento
Ex Expedicionários a Timor
35.º Aniversário da chegada a Timor da
Companhia de Artilharia 6556
DATA DA REALIZAÇÃO DO EVENTO: 02 de Maio de 2009
HORA DE INICIO: 11H00
LOCAL DO EVENTO: Penafiel, frente ao Quartel
DISTRITO DO EVENTO: Porto
Inscrição:
Luís Melo: 919504600
Joé Rocha: 919163624
NOME DO RESPONSÁVEL PELO EVENTO: Luís Jesus Melo e José Rocha
TEXTO DO EVENTO: Vamos celebrar mais um encontro/convívio da Companhia de Artilharia 6556 no mesmo local do ano anterior "PENAFIEL". Solicita-se aos que têm faltado à chamada que se juntem a nós para comemorar mais um ano de amizade.
domingo, abril 19, 2009
Conversa entre amigos
Recebi um e-mail do meu amigo Charneca, um conterrâneo que, como eu, vive no Brasil no Estado do Mato Grosso.
Abaixo tomo a liberdade de transcrever o seu teor na íntegra, bem como a minha resposta ao seu apelo. Em clima de mês de Abril, que nós portugueses vivenciamos com uma sensibilidade própria, esta conversa entre amigos é muito pertinente.
Meus amigos,
Estava há dias a falar com um amigo meu nova-iorquino que conhece bem Portugal, o Eddie. Dizia-lhe eu à boa maneira portuguesa de “coitadinhos”:
Sabes Eddie, nós os portugueses somos pobres...
Esta foi a sua resposta:
João, como podes tu dizer que sois pobres, quando sois capaz de pagar por um litro de gasolina mais do triplo do que pago eu?
Quando vos dais ao luxo de pagar tarifas de electricidade, de telefone móvel 80 % mais caras do que nos custam a nós nos EUA?
Como podes tu dizer que sois pobres quando pagais comissões bancárias por serviços bancários e cartas de crédito ao triplo que nos custam nos EUA, ou quando podem pagar por um carro que a mim me custa 12.000 dólares o equivalente 20.000? Podem dar 8.000 dólares de presente ao vosso governo e nós não.
Não te entendo.
Nós é que somos pobres: por exemplo em New York o Governo Estatal, tendo em conta a precária situação financeira dos seus habitantes cobra somente 2% de IVA, mais 4% que é o imposto Federal, isto é 6%, nada comparado com os 20% dos ricos que vivem em Portugal. E contentes com estes 20% ainda pagais impostos municipais
Além disso, são vocês que têm “impostos de luxo” como são os impostos na gasolina e gás, álcool, cigarros, cerveja, vinhos etc, que faz com que esses produtos cheguem em certos casos até certos a 300% do valor original e outros como imposto sobre a renda, impostos nos salários, impostos sobre automóveis novos, sobre bens pessoais, sobre bens das empresas, de circulação automóvel.
Um Banco privado vai à falência e vocês que não têm nada com isso pagam outro, uma espécie de casino, o vosso Banco Privado quebra, e vocês protegem-no com o dinheiro que enviam para o Estado.
Sois pobres onde João?
Um país que é capaz de cobrar o Imposto sobre Ganhos por adiantado e Bens pessoais mediante retenções, necessariamente tem de nadar na abundância, porque considera que os negócios da nação e de todos os seus habitantes sempre terão ganhos apesar dos assaltos, do saque fiscal, da corrupção dos seus governantes e autarcas. Um país capaz de pagar salários irreais aos seus funcionários de estado e de Empresas ligadas ao Estado
Deixa-te de merdas João, sois pobres onde?
Os pobres somos nós, os que vivemos nos USA e que não pagamos impostos sobre a renda se ganhamos menos de 3.000 dólares ao mês por pessoa, isto é mais ou menos os vossos 2000 €. Vocês podem pagar impostos do lixo, sobre o consumo da água, do gás e electricidade. Aí pagam segurança privada nos Bancos, urbanizações municipais, enquanto que nós como somos pobres nos conformamos com a segurança pública.
Vocês enviam os filhos para colégios privados, enquanto nós aqui nos EUA as escolas públicas emprestam os livros aos nossos filhos prevendo que não os podemos comprar
Vocês não são pobres, gastam muito mal o vosso dinheiro.
Que vou responder ao Eddie?
Por favor dêem-me sugestões.
___________________________________
Minha sugestão:
Reunamo-nos no nosso Alentejo (como da outra vez...) e comecemos a planear um 26 de Abril. Corrijamos tudo o que se desvirtuou na sequência daquele 25 e, numa adaptação aos novos tempos, introduzamos as medidas necessárias de modo a que o amigo Eddie mude o seu conceito perante uma nova realidade.
Um grande abraço.
quinta-feira, abril 16, 2009
Chouriça Top Model (of the world)
A sua peça preferida de vestuário é o calção ou short e, a exemplo do filho (Cristiano Ronaldo), gosta de usar um boné. E nem o frio de Londres ou Manchester a demove desse visual.
As más línguas a chamam de labrega (brega).
.
Eu não concordo! Sou da opinião que cada um se veste como melhor lhe aprouver. E arrisco a afirmar que ela está cagando um monte para a galera...
Reciclagem
Existe uma surpreendente forma de conservar os alimentos frescos durante semanas.
É extremamente simples, basta reutilizar os sacos com interior de alumínio que compramos no supermercado com diversos alimentos (batatas fritas, puré, etc...)
Incrível.
Mas atenção!
Hipocrisia
Livros
Mordomo
Patroa para o mordomo: