As três imagens acima são do Google Earth e referem-se a três momentos do Aeroporto de Viracopos. Aqueles que se interessam por conhecer mais profundamente os problemas e soluções inerentes à aviação civil do Brasil, devem acessar essa página do Google Earth digitando "Aeroporto de Viracopos, Campinas, Brasil" no campo de pesquisa. Um sobrevôo pela região mostrará o quanto de espaço livre ainda existe e que daria para construir mais duas pistas de 3.500 metros, além da ampliação dos edifícios e construção de outros anexos. Estaria aqui, finalmente, o maior e mais seguro aeroporto da América do Sul. É importante salientar que, durante o período dessa ampliação, a área que está construída poderá continuar a ser usada para desafogamento dos aeroportos de Cumbica e Congonhas.
Campinas dista 80 km de São Paulo. Tem duas boas auto-estradas nessa ligação das cidades. Com a construção de um ramal ferroviário moderno, 30 minutos seríam suficientes para fazer esse percurso, o que representa menos tempo que aquele que se gasta de Cumbica ao centro de São Paulo...
"Cumbica" na língua Tupi-Guarani significa "Nuvem baixa". Quando se projectou este grande aeroporto muito se alertou para o grande e constante problema dos nevoeiros e sempre se sugeriu outro lugar, principalmente Viracopos que tem o melhor clima da região. Aqui já existia uma infra-extrutura e chegavam e saíam vôos internacionais. Mas não! Os interesses ocultos prevaleceram e Cumbica foi construído. Durante muito tempo, todos os dias os aviões eram impossibilitados de aterrar (aterrizar) ali, por causa do nevoeiro, e tinham que ser desviados para Campinas...
Há necessidade de fazer uma campanha muito forte em defesa de Viracopos! Apesar dos pesares, ainda existem renitências. Senhores, haja coerência. Dou o meu grito aqui e faço a minha parte.
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