sábado, julho 21, 2007

TEMPOS E VENTOS

Confesso que começo a ficar preocupado.
Jamais pensei em ter que escrever algo a respeito e a ter que juntar esses três símbolos como ilustração...
Recordo-me daquelas juventudes ligadas às ditaduras fascistas na Alemanha de Hitler, no Portugal de Salazar, na Espanha de Franco e outras que tanto, quando me deparo com posturas semelhantes nos dias de hoje aqui no Brasil. Será que eu estou exagerando? Talvez! Mas estou ficando muito preocupado e acho que devemos tomar certos cuidados.
Nestas paragens da Internet e não só, pois também se constata o mesmo nas conversas de rua e outros locais, há reacções muito agressivas quando algo se escreve ou se comenta como crítica ao governo instalado ou a alguns elementos do mesmo. E essas reacções são por parte de postulantes jóvens, muitos dos quais desfalcados de conhecimentos da história recente. Nota-se que essas pessoas estão totalmente cegas e obcecadas. Fanáticas, mesmo.
Cronistas ou comentaristas da mídea em geral são atacados sem escrúpulos, mercê daquilo que escrevem ou comentam sobre fatos relevantes que acontecem no dia-a-dia e que, de algum modo colocam em cheque algum membro do governo, principalmente se este é do PT.
Pessoalmente, uso muito a Internet para me comunicar com os meus amigos, entre outras coisas. Muitos, até mesmo a maioria, são amigos virtuais que vou conhecendo gradativamente e, a certa altura, elejo um pequeno grupo que passa a ser especial pela abertura e confiança. É normal receber e-mails com matérias de cunho político e anexos com charges, audio e vídeo. Costumo partilhá-los com os demais e acaba por se tornar uma espécie de corrente. O interessante é que algumas vezes acabo por receber de alguns dos amigos referidos (não os do grupo especial) manifestações de protesto e até ofensivas, como foi um caso de ontem que me incutiu a escrever estas linhas hoje. Chegam essas pessoas a agir como se fôsse eu o autor daquilo que lhes enviei... E até antecipam não estar receptivos a réplica.
É preocupante!

Sem comentários: